sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cachorros enxergam em preto e branco

Lembro na minha época de criança sem tv a cabo que direto passava na SBT o filme "Como cães e gatos", Cara como eu gostava desse filme, não perdia nenhuma exibição(mesmo já tendo visto umas mil vezes.)E uma das cenas que me chamava a atenção era a cena em que o protagonista tinha que desligar uma bomba cortando o fio de certa cor, porém não dava já ,que segundo o filme, cães não enxergavam cores , quando descobrir isso fiquei com muita pena dos cães, afinal um mundo sem cores não tem graça.Então a um tempo atrás vi a sequencia de Como cães e gatos(fiquei decepcionado) e me lembrei disso.Então decidi procurar se realmente isso é verdade.



Então depois de muito tempo procurando finalmente achei(demorou nem 2 minutos).

Na verdade os cães enxergam cores sim(AEEEEE) mas muito pior do que nós humanos(aaaaaa), na verdade o cão é tipo daltônico e confundi as cores, por exemplo, ele enxerga vermelho, verde é amarelo como tom de amarelo, isso acontece porque seus antepassados caçavam a noite e saber diferenciar cores não era muito necessário então com o tempo isso foi sendo descartado.


Mas isso não é ruim para os cães, já que no lugar do seu "daltonismo" eles podem distinguir tons cinza o que ajuda a enxergar de noite, coisa que era mais importante para seus antepassados do que a distinção de cores, e com a evolução é assim o que não é usado é descartado("sistema é foda parceiro") então a distinção de cores foi se perdendo enquanto capacidade de diferenciar tons de cinza foi sendo aprimorada.



Fonte: http://www.vocesabia.net/ciencia/como-e-a-visao-de-um-cachorro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário